fbpx

Terra Solaris

O que é um sistema solar Off Grid?

O que é um sistema solar OFF GRID?

 

No post anterior falamos um pouco do que é e de como funcionam os sistemas On Grid. Hoje vamos falar sobre o sistema Off Grid ou, simplesmente, sistema isolado. Os sistemas isolados são chamados assim por funcionarem de forma independente da rede elétrica, ou seja, não possuem conexão alguma com a rede de energia da concessonária que abastece a sua região, no caso do estado do Ceará é a Enel.

O funcionamento de captação e geração de energia é o mesmo que nos sistemas On grid, a diferença é que os sistemas Off grid direcionam a energia produzida para baterias, que por sua vez garantem o funcionamento do sistema em períodos com pouco, ou mesmo ausentes, de luz solar. O sistema isolado é composto por: placas solares (que captam a irradiação e a transformam em energia), controlador de carga (evitam sobrecargas ou descargas bruscas nas baterias), inversor (transformam a corrente contínua em corrente alternada) e as baterias (armazenam a energia produzida).

Sistemas off grid são muito utilizados quando o local de instalação é isolado e sem acesso à rede. A sua desvantagem em relação ao On Grid é que possuem um custo de manutenção alto, pois as baterias necessitam de trocas, em média, à cada 10 anos.

 

Qual o sistema solar ideal para mim?

Isso vai depender muito da sua necessidade, condições do local de instalação e utilização que se dará à energia produzida! Veja algumas dúvidas muito comuns de quem teve que optar entre as possibilidades:

  • O local de instalação possui conexão à rede? Existe poste de energia próximo?

Se a resposta for “não”. Então o sistema on grid não é uma opção. Nesse caso, será necessário investir em um sistema isolado/off grid.

  • O seu foco é obter o retorno do investimento o mais rápido possível?

Então a melhor opção é o sistema on grid, que possui o custo inferior comparado ao custo de um sistema off grid. Dessa forma, o payback será mais rápido.

  • Você pretende utilizar a energia solar produzida para alimentar grandes maquinários?

Caso a utilização da energia produzida seja para abastecer grandes maquinários/que consumam muita energia e  caso aja conexão com a rede no local, essa será a opção economicamente mais viável. Devido ao alto consumo será necessário um grande banco de baterias para suprir o sistema off grid, o que elevará o custo de aquisição do mesmo.

  • A instabilidade da energia distribuída pela concessionária é alta? A energia cai muitas vezes e isso atrapalha a sua produtividade?

Nesse tipo de situação, mesmo havendo a conexão com a rede, um sistema off grid pode ser a melhor alternativa. Pois a diferença no custo de aquisição provavelmente será compensada pelo ganho na produtividade da empresa. Uma opção que vem sendo muito utilizada nesses casos são os chamados sistemas híbridos, que reunem as características de ambos os sistemas citados anteriormente.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Nossa equipe comercial está a postos para lhe atender e encontrar a melhor solução para sua necessidade. Clique aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vá ainda!

Não sem antes preencher esse formulário e solicitar seu orçamento gratuito e totalmente sem compromisso

Open chat
1
Olá , seja bem vindo(a)👋
Caso precise de ajuda, é só chamar.😁